Funcionalidades para o seu comércio eletrônico ter sucesso!

Constantemente novos recursos são desenvolvidos ou aprimorados permitindo aos nossos lojistas gerenciarem seu negócio da melhor forma possível e comercializarem de forma completa os seus produtos online.

Sua loja habilitada com os recursos mais básicos e fundamentais para o seu e-commerce como administração completa de cadastro de produtos e variações, organização da loja em categorias e subcategorias, configuração de status de pedidos até recursos mais avançados como incentivo à compra com cartão de crédito ao se escolher a opção boleto bancário, relatório de clientes que mais compram na loja virtual, aviso de pedido que ainda não foi pago, desconto progressivo e regras de promoções dentre outros.

De acordo com a sua necessidade, uma edição da Plataforma de comércio eletrônico H5 Web possuirá os recursos necessários para você vender pela internet. Os recursos existentes na Plataforma de e-commerce estão separadas por grupos de funcionalidades. A disponibilidade do recurso depende da versão da Plataforma utilizada.

Conheça agora nossa lista de recursos para as lojas virtuais.

Gestão Administrativa

Disponibiliza ao lojista ferramentas para acompanhamento de vendas, relatórios, manutenção de produtos, configurações da loja virtual, administração de banners, produtos na vitrine.

Basta o lojista enviar somente a imagem principal do produto que o sistema automaticamente duplica e cria as demais imagens utilizadas na loja virtual. O lojista não se preocupa em ter que desenvolver um “kit” de imagens iguais com dimensões diferentes.

Para grandes quantidades de imagens de produtos, o sistema disponibiliza conta de FTP para que lojista envie lotes de imagens de forma facilitada ao sistema.

Para cada produto da loja virtual há a possibilidade de se exibir diversas imagens extras na página de detalhe, facilitando a visualização do item para o usuário da loja virtual. Tais imagens também poderão ser visualizadas com o Zoom localizado, como o produto principal.

Nas thumbs de produtos, ao posicionar o cursor sobre a imagem do produto, são exibidas imagens extras cadastradas no sistema. A loja pode também exibir miniatura de variação de cores na thumb de produto e ao selecionar, a imagem do produto é substituída pela imagem que corresponde àquela cor escolhida pelo cliente.

Caso a loja possua grande quantidade de SKUs para cadastrar na loja virtual, existe a possibilidade de importação mediante modelo de planilha fornecido pelo Shop. Dados como nome, complemento, preço, preço promocional, descrição do produto, departamento, seção e marca são algumas das opções disponíveis neste módulo.

Permite que um produto que foi criado em uma seção possa ser exibido também em outras seções da loja virtual. Ideal para montar seções de coleções e agrupar itens de seções diferentes neste novo ambiente.

Permite realizar alterações em departamentos, seções e marcas de forma rápida, bastando para isso selecionar a categoria desejada e a ação que deseja realizar. Estão disponíveis alterações coletivas de frete grátis, financiamento, desconto à vista (o desconto vale para todos os produtos da seção não sendo permitido dar desconto para apenas para alguns produtos desta seção), mover produtos entre departamentos e seções, remoção dos resultados de busca.

Todas as lojas possuem ambiente para desenvolvimento de novas aplicações e testes. O lojista pode acessar este ambiente caso queira fazer algum experimento antes de publicar na loja virtual de produção.

Gestão Comercial

Relacione ao produto principal um ou mais produtos para comprar junto, na página de detalhe. Também é possível exibir mais de um combo na mesma página. O lojista pode oferecer a compra dos itens em conjunto com ou sem desconto que pode ser aplicado ao produto principal, ao produto adicional ou em ambos.

Possibilidades de definição de parcelas, tabela de juros, valor mínimo por parcela, compra com dois cartões de crédito. O lojista pode optar em exibir ou não a quantidade de parcelas nas thumbs de produtos da loja e na página de detalhe. Pode optar também em exibir na página de detalhe uma tabela completa com as opções de parcelamento e descontos à vista que a loja possua.

Possibilidade de criar uma tabela de financiamento diferente da que é praticada em toda a loja virtual e aplicá-la a departamentos, seções e produtos específicos. Por exemplo, o lojista pode marcar para o departamento “Promoções” uma tabela de financiamento diferente da que é praticada nos demais departamentos da loja.

O lojista pode definir para cada cliente regras de faturamento definindo valor mínimo para faturamento, quantidade de parcelas que o pedido poderá ser dividido e valor da parcela, com ou sem entrada. O usuário, atendendo às condições do faturamento, recebe ao final do pedido instruções e links de cada boleto a ser pago, já com as datas programadas pelo lojista.

Permite ao lojista selecionar diversos produtos para gerar um kit na loja virtual. O kit poderá ser composto por produtos iguais (kit de pneus) ou diferentes (batom + necessaire) e pode também ser dado desconto no valor do kit. O preço do kit, por padrão, é composto pela soma dos valores de cada item do kit. O estoque de produto é abatido de cada item que compõe o kit e o lojista recebe desmembrado no pedido todos os itens que o compõe.

Tentar recuperar vendas feitas por boleto e que perderam a validade. Após x dias do vencimento estipulado pelo lojista na administração da loja, caso o boleto não tenha sido pago, o sistema envia um e-mail com o novo boleto e o novo prazo de vencimento, também estipulado pelo lojista. Este envio é feito uma única vez.

O sistema envia, de forma automática, e-mail ao cliente informando-o sobre problema em relação ao pedido na forma de pagamento escolhida, sugerindo que realize novamente a compra escolhendo outra forma de pagamento. Ao clicar no e-mail, e logando-se na loja virtual, este visualiza o carrinho de compras já preenchido com os itens do pedido que teve problemas com o pagamento.

Utilizado para centralizar estoque por centro de distribuições. Cada centro de distribuição pode atender uma faixa de CEP diferente, com uma transportadora correspondente. Caso o produto não exista no CD selecionado, o pedido fica pendente de ação do lojista onde, pela administração da loja, escolhe outro CD para atender a este pedido.

Módulo completo que permite ao lojista cadastrar franquias, separar por estados, cidades, perfil de compra, gerar regras diferenciadas para cada empresa, seleção de produtos de forma mais ágil, campos de quantidades disponíveis para agilizar o processo de compra na página de seção, login mediante permissão de e-mail e senha fornecidos pela loja virtual, administração para tratar cada cliente em especial informando crédito, mínimo para compra, aprovação de setor comercial e/ou financeiro.

Marketing e Promoções

O lojista tem o controle de exibir banners com promoções que valem, por exemplo, somente no final de semana. Ele cria as regras, programa data e horário de início e de fim, envia os banners promocionais para este período e agenda até quando estes estarão disponíveis na loja virtual. Ao final do prazo informado na administração da loja virtual, os banners anteriores são exibidos de volta às suas posições originais e a regra da promoção é encerrada. Promoções de frete grátis, desconto em formas de pagamento, promoção de preço normal e promocional para produtos, frete grátis em determinada forma de entrega, determinar se somente uma seção da loja virtual participará da promoção agendada ou até mesmo determinada marca.

Definir cupons de desconto para serem utilizados na página de carrinho de compras onde o usuário deverá informar o código válido para se beneficiar da promoção. Os cupons de desconto ou “promo code” possuem prazo de validade por data e horário, valor mínimo para poder ser ativado no carrinho de compras, pode ser promocional (mesmo código pode ser utilizado por diversos usuários) ou fidelidade (bônus atrelado a determinado CPF). Ideal para divulgação em campanhas de e-mail marketing. O cupom de desconto também pode ser configurado para ser utilizado diversas vezes ou uma única vez. O lojista também pode limitar a quantidade de utilização do bônus onde o sistema gera um contador na administração.

É exibido na página de detalhe do produto informação ao usuário para incentivo à compra. Possibilidade de desconto para compra de 2 itens, 3 itens, acima de 4 itens… Possibilidade de desconto para itens de mesmo departamento ou seção. Possibilidade de desconto para quantidade de itens comprados. Todas as regras definidas pelo lojista na administração da loja virtual

Diversas regras configuradas pelo lojista para o oferecimento do produto brinde na página de detalhe. O brinde pode ser oferecido para determinado departamento, seção, produto ou para todo o site. Pode ser associado a quantidade mínima de um produto ou a um valor total do pedido, para se receber o brinde. Há também a disponibilidade de brinde mediante utilização de promo code na página do carrinho. Com a utilização de brindes na loja virtual, o módulo de relatório de brindes é ativado permitindo ao lojista realizar pesquisas por período de data da promoção, nome do brinde e visualizar que pedidos receberam o brinde.

Apresentação de rótulo de destaque visual sobre a imagem do produto informando ao usuário se é um item em promoção (possui preço de/por cadastrado), lançamento, pré-venda, produto participante Black Friday ou possui frete grátis. Para cada situação o lojista cadastra uma imagem pela administração da loja virtual.

Oferecer bônus de desconto a quem se cadastrar para receber newsletter da loja virtual. O cliente informa um e-mail e a loja virtual, de forma automática, envia por e-mail um código de desconto com validade ao cliente.

Para pedidos efetivamente pagos, o lojista pode também configurar para enviar e-mail com o bônus de desconto para a próxima compra do cliente.

Tentar recuperar possíveis vendas que abandonaram o carrinho de compras. O sistema permite que seja enviado template de alerta ao cliente sobre os produtos esquecidos no carrinho com link para acesso direto ao carrinho montado no momento do abandono.

O lojista tem um controle maior na criação de diversas promoções na loja virtual. Através deste módulo você pode criar promoções como, por exemplo: “Comprando acima de R$ 99,00, ganhe 5% de desconto em produtos da marca XPTO”, “Produtos A, B e C com descontos de 20% no carrinho e frete grátis para RJ”, “Receba 10% de desconto pagando à vista com VISA produtos do departamento Y”, “Comprando acima de R$ 250,00, ganhe R$ 20,00 de desconto. Válido para os primeiros 50 pedidos.”. As promoções possuem validade por data, hora e contador.

SEO - Search Engine Optimization

Em páginas de departamento e seção é exibido espaço onde o lojista pode inserir textos explicativos ao usuário referente á página que está sendo visualizada, porém com foco principal nas palavras chaves para ajudar a melhorar posicionamento da loja em mecanismos de pesquisa.

Módulo disponível para o lojista configurar diversos parâmetros importantes para ajudar no posicionamento da loja, como por exemplo elementos para a formação do título das páginas, meta tags de palavras chaves, descrição da página. Liberdade para personalização de tags para toda a loja, ou por departamento, por seção, por marca ou por produto.

URL otimizada (amigável) com o mínimo de parâmetros necessários à navegação passados juntos ao endereço da loja virtual. A formação da URL pode ser personalizada pelo lojista podendo também ajudar no SEO, como por exemplo mudando o nome gerado automático pelo sistema para um texto que considere mais apropriado aos buscadores.

Caso o lojista necessite de algum redirecionamento de URL para apontar para determinada página, basta solicitar por incidente à Online.

Espaço exibido no rodapé de todas as páginas onde o lojista poderá inserir textos com palavras chave, e associar links para departamentos, seções, marcas de produtos da loja, gerando assim conteúdo para ser indexado pelos buscadores, além de informar e direcionar a navegação do usuário.

As lojas possuem nativamente um arquivo XML denominado sitemap.xml que exibe todas as páginas que existem em sua loja virtual. Ele é atualizado constantemente e de forma automatizada de acordo com o conteúdo existente na loja. Pelo envio de índice de Sitemap, fornecemos vários arquivos Sitemap menores separados em produtos, categorias e conteúdo institucional.

Busca, Filtros e Usabilidade

Pesquisa por similaridade ao que foi digitado, retornam resultados relevantes ao usuário.

Ao digitar no campo de busca da loja virtual, o sistema retorna algumas sugestões ao que foi digitado podendo exibir miniatura da foto do produto, nome do produto e valor. O usuário assim tem acesso direto ao item, caso o que esteja procurando apareça nos resultados apresentados.

Se a loja trabalha com diversas marcas de produtos, este poderá associar para cada marca uma imagem com o respectivo logotipo e este será visualizado na loja virtual fornecendo uma outra opção de navegação do usuário, facilitando a pesquisa de um produto de determinada marca. As marcas são exibidas de acordo com a profundidade de navegação do usuário, exibindo marcas somente caso esta exista no departamento ou seção em que o usuário se encontra. Selecionando uma marca, o usuário visualiza uma página exclusiva com itens que possuem esta marca associada. O lojista pode escolher a ordem de exibição das marcas pela administração da loja.

É exibida no rodapé da loja virtual os últimos produtos visitados pelo usuário, em forma de lista de links ou com exibição de imagem e nome do produto. Este módulo ajuda o usuário a encontrar um produto que tenha sido visitado por ele momentos antes durante a sua visita na loja virtual.

Cada produto pode ter associado uma ou mais características para que este possa ser filtrado e encontrado na loja virtual, como por exemplo largura do produto, tipo de acabamento, tamanho, cor, quantidade de portas, voltagem, tipo de pulseira, etc. O Sistema de Filtros também permite filtrar por faixa de preço e marca. O lojista pode escolher a ordem de exibição das características e valores pela administração da loja.

Em cada thumb de produtos de uma página de seção, o cliente poderá selecionar os itens que deseja fazer um comparativo. A tela de comparação irá listar lado a lado as características dos itens selecionados para facilitar a escolha do cliente. O lojista pode criar e selecionar as características que deseja exibir na tela de resultado da comparação.

O lojista define regras para ir guiando a navegação do usuário a fim de oferecer produtos que satisfaçam ao filtro em funil criado por este módulo. Ele pode criar filtros sequências do tipo, marca do veículo, modelo, ano e versão e assim exibir produtos que atendam ao que foi filtrado pelo cliente.

Procedimento para finalização de um pedido feito somente em 3 etapas poupando o cliente de cliques e páginas desnecessárias agilizando o processo de fechamento de um pedido. A loja pode optar em ter o processo de compra sem a necessidade de identificação por senha do usuário. Ao informar o e-mail para fechar o pedido, o sistema identifica se é um cliente com histórico na loja virtual e retorna as informações cadastradas de forma parcialmente criptografada

Com a opção “Salvar carrinho” seu cliente poderá deixar guardado o seu carrinho previamente montado e em outro momento oportuno, se identificar e continuar a editá-lo e concluir sua compra. E para quem tem a versão Mobile, a funcionalidade também poderá ser aplicada a este módulo. O cliente inicia a experiência de compra no smartphone, salva e depois do trabalho ou de casa pode dar continuidade no desktop e concluir seu pedido.

Segurança da Informação

Módulos principais do sistema são registrados num log de segurança com data, horário, ação realizada, IP e login do usuário que realizou a alteração na administração da loja virtual. Registra ações, por exemplo em: atividades em manutenção de produtos, preços, formas de pagamento, status e manutenção de pedidos, caixas de informação.

O lojista pode restringir o acesso à sua loja virtual, mediante solicitação de e-mail e senha de um usuário cadastrado.

As lojas possuem verificação constante das análises do Site Blindado, bastando para isso firmarem contrato com esta empresa. Todas as lojas possuem ambiente seguro em toda sua navegação, com domínio próprio, e para as transações de pedidos e dados de clientes (https).

A loja virtual pode fazer uso de alguns institucionais restritos, bloqueando o acesso a quem não possuir autorização por login e senha e autorizado pela administração pelo lojista. Quando alguém acessar esta página, na loja virtual, irá se deparar com uma página solicitando login e senha. Caso o lojista deseje dar uma carga inicial de uma planilha com diversos clientes autorizados a visualizar tal conteúdo, deve solicitar análise da Online.

Permite exibir os preços da loja virtual e permitir a compra, somente a cliente cadastrados e autorizados pelo lojista. Qualquer um pode navegar pela loja, mas os preços só serão exibidos após o login ser autorizado pelo sistema.

Permite colocar clientes em “lista negra”. Com opções de filtro de pessoa física ou jurídica, cadastrando o CPF ou CNPJ. Clientes bloqueados podem ser removidos da “lista negra” também.

Atendimento e Serviços

O produto continua sendo exibido na loja virtual mas sem a opção de compra por não existir mais estoque na loja virtual. O cliente pode cadastrar o seu e-mail para ser informado por e-mail quando este voltar a ser vendido na loja virtual. Caso o prazo de aviso expire, o cliente também recebe um e-mail perguntando se deseja ainda ser avisado caso este retorne à venda na loja virtual. Este aviso é enviado somente uma única vez após o prazo inicial. O lojista tem acesso a um relatório de “Avise-me” onde pode verificar que itens possuem interesse de compra mas que a loja não possui estoque no momento.

O usuário que estiver logado na loja virtual poderá adicionar o produto à sua lista de desejos para deixar armazenado no sistema para consultas futuras. As listas de desejos podem ser únicas na loja virtual (1 por usuário) ou livres para serem criadas de acordo com a necessidade do usuário. Itens de uma lista de desejos podem facilmente serem adicionados ao carrinho de compras ou compartilhadas em redes sociais (opcional) como no Twitter e Facebook ou por e-mail, por exemplo. Se a loja desejar, ainda há a possibilidade de se adicionar um link de adicionar à lista de desejos na página do carrinho, onde o usuário poderá transformar o carrinho atual em uma lista para consulta futura.

No ambiente “meus pedidos” existe a opção de acompanhar os pedidos realizados na loja virtual. Ao escolher esta opção que está diretamente ligada ao pedido, o cliente visualiza o endereço de entrega que foi informado no momento da compra, forma de pagamento, itens do pedido e o fluxo de andamento do mesmo com a situação atual o horário. Caso o pedido esteja parado ou tenha sido cancelado em algum momento do fluxo, este é sinalizado no tracking. Cada etapa é sinalizada na página de acompanhamento e o número de etapas pode variar de loja para loja.

No ambiente “meus pedidos” existe a opção de acompanhar os pedidos realizados na loja virtual. Ao escolher esta opção que está diretamente ligada ao pedido, o cliente visualiza o endereço de entrega que foi informado no momento da compra, forma de pagamento, itens do pedido e o fluxo de andamento do mesmo. Caso o pedido esteja parado ou tenha sido cancelado em algum momento do fluxo, este é sinalizado no tracking. Cada etapa é sinalizada na página de acompanhamento e o número de etapas pode variar de loja para loja. A loja nesta opção pode fazer a integração automática de status com a loja virtual enviando um arquivo de atualização, não sendo necessário mudar o status manualmente na administração da loja pedido por pedido.

O lojista informa o código de rastreamento dos Correios no detalhamento do pedido e dispara, pelo sistema, um e-mail com esta informação ao cliente.

Na página de detalhe e na página de carrinho da loja virtual é exibida a opção de visualizar o prazo e valor do frete para um CEP informado. Caso o CEP informado não seja atendido pela loja virtual, uma mensagem é informada ao usuário. São exibidas também as opções de entrega e transportadora com os respectivos valores e prazos.

Exibição de endereço da loja na página do carrinho, após inserir o CEP para consulta de frete. O cliente optando por retirar na loja, na página do formulário seguro, escolhe a loja e não paga pelo frete (recomendamos não cobrar frete para esta funcionalidade). O lojista é informado no detalhe do pedido sobre a escolha do cliente. O lojista deve informar as regras para retirada na loja como por exemplo o prazo, dias e horários disponíveis. Esta informação também pode ser enviada no arquivo de pedidos da loja, caso esta possua.

A loja virtual pode dar a opção de enviar o pedido embalado para presente, podendo cobrar ou não por este serviço. O cliente tem a opção de solicitar este serviço na página de carrinho podendo também preencher um texto para o cartão de presente, caso a loja opte em oferecer também.

Quando o usuário realiza o cadastro completo na loja virtual seja pelo ambiente “Meu cadastro” ou realizando sua primeira compra , o sistema envia um template de e-mail contendo as informações de nome, e-mail e senha para o cliente guardar como lembrete.

Integrações

A loja virtual pode ser integrada com as ferramentas do Google para análise de navegação, publicidade, conversão. Códigos são inseridos nas páginas da loja virtual para serem rastreados por estas ferramentas.

Possibilidade de inclusão de pixels de rastreamento de conversão do Facebook na loja virtual para monitoramento.

Instagram é uma rede social de fotos para usuários de Android e iPhone. Basicamente se trata de um aplicativo gratuito que pode ser baixado e, a partir dele, é possível tirar fotos com o celular, aplicar efeitos nas imagens e compartilhar com seus amigos.

Ferramenta de retargeting onde se exibem os anúncios para os internautas que visitaram o seu site. De acordo com as regras definidas pelo lojista, o usuário ao visitar outros sites que participam da rede de retargeting, se depara com o anúncio da sua loja e que pode ser o produto que ele havia visualizado na sua loja virtual.

Permite integrar produtos e pedidos da loja virtual. O cadastro de produtos pode ser feito no ERP e as informações passadas à loja virtual como campos de disponibilidade do produto, preço, descrição, marca, nome, características, estoque entre outros. A integração de pedidos pode ser do sistema para o ERP e do ERP para o sistema da loja virtual, com atualização de status.

Permite integrar produtos da loja virtual. O cadastro de produtos pode ser feito no ERP e as informações passadas à loja virtual como campos de disponibilidade do produto, preço, descrição, marca, nome, características, estoque entre outros.

Com o auxilio da SkyHub você estará conectado aos principais marketplaces de forma prática e dentro de um único estoque. A SkyHub oferece gerenciamento dos produtos em marketplaces de forma simples, automatizando todo o processo, desde o controle do estoque até as definições de frete, aumentando a eficiência na gestão de sua loja virtual.

A Total Express é referência na prestação de serviços de entrega expressa de encomendas e utilizadas por diversas lojas virtuais e que agora está disponível também como nova forma de entrega na Plataforma Shop. Além do tradicional Correios, você poderá realizar contrato com a Total Express e habilitar em sua loja virtual. Sua loja poderá trabalhar com as duas modalidades de entrega deixando a opção de escolha para o cliente ou trabalhar somente com a Total Express, se preferir.

A loja tem a possibilidade de exibir uma versão diferente para dispositivos de tela pequena, com uma navegação mais enxuta e direta, com elementos adaptados à este tipo de navegação. Com a versão responsiva, a loja virtual se adapta ao tamanho de tela do dispositivo móvel proporcionando uma navegação mais adequada e confortável ao usuário.