Como o equilíbrio faz a diferença no comércio eletrônico?
Toda filosofia de trabalho gira em torno da resposta a pergunta que consideramos cruciais para um site de e-commerce de sucesso.
Em todo o processo de desenvolvimento conduzimos nossos clientes buscando o equilíbrio dos fatores abaixo que são cruciais para o sucesso de uma loja virtual.
Conhecimento: Entenda seu nicho de mercado
Mesmo em período de pandemia o e-commerce brasileiro obteve um crescimento no faturamento de 47%, maior alta em 20 anos, com um aumento de 39% no número de pedidos realizados na comparação com o primeiro semestre de 2019 de acordo com o relatório da Ebit|Nielsen. O comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 21,8 bilhões entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro de 2020, registrando um aumento de 55% na comparação com o mesmo período de 2019, segundo estudo feito pela Neotrust/Compre&Confie.
A fase de crescimento de portais focados em um segmento ou nicho de mercado. Clientes passam a buscar na rede produtos específicos, informações especializadas, serviços inovadores e atendimento personalizado, o que tem contribuído para a descentralização das vendas do comércio eletrônico, dando oportunidade para o crescimento dos negócios mais segmentados. Procure se dedicar a um segmento de mercado onde há menor concorrência ou onde haja oportunidade para uma melhor exploração. Ao se dedicar a um nicho de mercado, reduz-se as concorrências com os grandes players de mercado.
Durante a fase de planejamento do projeto reunimos nosso conhecimento em projetos desenvolvidos para nichos que atuamos bem como soluções inovadoras adotadas, somando-se a isso o valioso conhecimento que o nosso cliente possui do seu nicho de mercado. Todo esse cabedal de conhecimento serve como fonte de inspiração para o próximo elemento que deve ser equilibrado: Diferenciação!
Diferenciação: por que alguém irá comprar em sua loja?
Hoje os grandes portais de e-commerce seguem em sua guerra de preços e frete e em iniciativas para ampliar o tamanho do mercado. O constante crescimento do mercado online tem sustentado esse modelo de negócio e aumentado muito o público que compra pela Internet. Embarcando neste movimento crescente, temos focado nossos esforços em buscar elementos que possam agregar valor aos portais que desenvolvemos ao invés de focar em iniciativas que reduzem a margem de lucro do negócio. Identificar o que pode diferenciar sua loja virtual das demais, além de captar o que diferencia seu negócio atual no mundo físico e reproduzir isso no mundo virtual é a nossa missão em cada projeto.
Para se diferenciar no mercado, busque satisfazer os seus clientes apresentando um ótimo atendimento no pré e pós venda. Assim como no mundo físico onde sua empresa se preocupa em atender muito bem pessoalmente, espera-se também um atendimento diferenciado e pessoal ao vender pela Internet. Pequenos gestos como uma ligação para confirmar algum produto, enviar um cartão de agradecimento pelo seu primeiro pedido em sua loja ou um cupom de desconto para uma próxima compra são pequenos “agrados” que com o tempo passam a fazer diferença no relacionamento de sua loja online com os seus compradores.
Antecipe-se aos problemas que podem acontecer e mostre que está disposto a resolver o quanto antes. Não deixe seu cliente perdido quando necessitar realizar uma troca ou reclamar de um produto comprado em seu e-commerce, seja ele B2C ou B2B. Ao enviar seu pedido, experimente antecipar o problema e enviar junto com os produtos instruções de como proceder em caso de dúvidas, problemas ou trocas de mercadorias compradas em sua loja virtual.
Tecnologia: Escolha uma solução confiável, adaptável e escalável.
É impossível criar um portal de e-commerce focado em seu nicho de negócio sem uma plataforma de e-commerce que dê sustentação às suas necessidades de diferenciação. A Plataforma de e-commerce H5 WEB, possui edições que atendem a níveis distintos de customização, integração, volumes de acesso, produtos, pedidos e identidade visual. A tecnologia utilizada no sistema permite que você migre de uma versão para outra conforme o progresso do seu e-commerce evitando o desconforto de ter de repensar toda a solução de tempos em tempos. Isso é escalabilidade.
Diferente de sistemas Open Source disponíveis no mercado, todo nosso sistema foi pensado e produzido internamente. Nossas soluções possuem a experiência de mais de 23 anos de mercado dedicado à venda de produtos online e em soluções específicas para as necessidades particulares de nossos clientes.
Transpiração: Não basta estar na web para vender!
Por se tratar de um mercado relativamente novo, muitos clientes que nos procuram ainda possuem uma visão de que é muito fácil ter sucesso apenas colocando um belo site no ar. Durante nossa caminhada de mais de duas décadas, podemos garantir que é necessário muito trabalho e dedicação do cliente para que o site dê realmente certo. Um portal de e-commerce deve fazer parte da estratégia comercial da empresa e requer foco de um profissional dedicado ou significativa atenção do empreendedor. Dessa forma evitamos que os dois fatores cruciais (Conhecimento e Diferenciação) sejam despercebidos no início do processo ou com o passar do tempo.
Costumamos dizer que um e-commerce nunca está pronto, onde sempre haverá a necessidade de melhorias e avanços para manter a diferenciação. Mais uma vez isso requer transpiração tanto por parte do cliente como de nossa parte e um planejamento detalhado da evolução do investimento no site.
Como a H5 Web ajudará você a equilibrar esses fatores?
Sendo um parceiro você terá acesso ao nosso conhecimento e experiência que o ajudarão a identificar os fatores de diferenciação do seu negócio em conformidade com o que já existe no e-commerce. Forneceremos idéias inovadoras e desenharemos em conjunto a melhor estrutura operacional para o seu site de acordo com a sua expectativa para o seu novo empreendimento.
O projeto ideal leva em conta os elementos essenciais para o sucesso do portal, versão mais indicada da Plataforma de e-commerce, pacotes de serviços e volume de investimento planejado para o portal bem como um planejamento evolutivo. Dessa forma podemos dizer que conseguimos apresentar aos nossos clientes e parceiros a melhor relação custo benefício do mercado.