Marketing e Promoções
Conteúdo referente às funcionalidades da Plataforma Shop segmentado por “Marketing e Promoções” da loja virtual. Para conhecer as demais categorias de recursos, acesse “Recursos da loja virtual“.
Marketing e Promoções
Agendamento de promoções
O lojista tem o controle de exibir banners com promoções que valem, por exemplo, somente no final de semana. Ele cria as regras, programa data e horário de início e de fim, envia os banners promocionais para este período e agenda até quando estes estarão disponíveis na loja virtual. Ao final do prazo informado na administração da loja virtual, os banners anteriores são exibidos de volta às suas posições anteriores e a regra da promoção é encerrada. Promoções de frete grátis, desconto em formas de pagamento, promoção de preço normal e promocional para produtos, frete grátis em determinada forma de entrega, determinar se somente uma seção da loja virtual participará da promoção agendada ou até mesmo determinada marca.
Cupom de desconto
Definir cupons de desconto para serem utilizados na página de carrinho de compras onde o usuário deverá informar o código válido para se beneficiar da promoção. Os cupons de desconto ou “promo code” possuem prazo de validade por data e horário, valor mínimo para poder ser ativado no carrinho de compras, pode ser promocional (mesmo código pode ser utilizado por diversos usuários) ou fidelidade (bônus atrelado a determinado CPF). Ideal para divulgação em campanhas de e-mail marketing. O cupom de desconto também pode ser configurado para ser utilizado diversas vezes ou uma única vez. O lojista também pode limitar a quantidade de utilização do bônus onde o sistema gera um contador na administração.
Cupom de desconto percentual ou valor fixo
Promoções do tipo “Ganhe R$15,00 em compras a partir de R$200 utilizando cupom” para descontos de valor fixo e cupom para “Ganhe 5% de desconto para pedidos acima de R$200”. Regras para aplicação em valor mínimo de pedido.
Cupom de desconto para marca
Aplicação de desconto aplicável somente para marcas selecionadas de sua loja virtual.
Menor preço
Crie campanhas do tipo “Leve 3, pague 2 onde a peça de menor valor sairá de graça”, “Leve 4 e ganhe desconto na peça de menor valor” ou “Leve 3 peças pagando R$99 no total”. Todas as promoções podem ser feitas em departamento ou seção da loja ou, o que recomendamos, é criar uma seção da “Campanha”, relacionar os produtos que podem participar da campanha e assim criar a regra relacionando a esta seção.
Desconto progressivo
É exibido na página de detalhe do produto informação ao usuário para incentivo à compra. Possibilidade de desconto para compra de 2 itens, 3 itens, acima de 4 itens… Possibilidade de desconto para itens de mesmo departamento ou seção. Possibilidade de desconto para quantidade de itens comprados. Todas as regras definidas pelo lojista na administração da loja virtual
Brinde
Diversas regras configuradas pelo lojista para o oferecimento do produto brinde na página de detalhe. O brinde pode ser oferecido para determinado departamento, seção, produto ou para todo o site. Pode ser associado a quantidade mínima de um produto ou a um valor total do pedido, para se receber o brinde. Há também a disponibilidade de brinde mediante utilização de promo code na página do carrinho. Com a utilização de brindes na loja virtual, o módulo de relatório de brindes é ativado permitindo ao lojista realizar pesquisas por período de data da promoção, nome do brinde e visualizar que pedidos receberam o brinde.
Vale presente
O usuário compra o vale presente na loja virtual e oferece a um amigo informando o e-mail dele na página de finalização do pedido.
Recomendação de produto
Opção exibida na página de detalhe do produto onde o usuário poderá enviar por e-mail um template com o produto e seu link a um amigo. O usuário também pode enviar um comentário junto com o e-mail.
Divulgação de compra no Facebook
Na página de obrigado é exibida a opção de compartilhar os itens da compra no Facebook. O cliente pode selecionar o item e o publicar em sua timeline som um texto adicional.
Destaque de produtos
Apresentação de rótulo de destaque visual sobre a imagem do produto informando ao usuário se é um item em promoção (possui preço de/por cadastrado), lançamento, pré-venda, produto participante Black Friday ou possui frete grátis. Para cada situação, o lojista cadastra uma imagem pela administração da loja virtual.
Divulgação em redes sociais
Integração na página de detalhe com redes sociais onde o usuário poderá compartilhar no Twitter, Facebook ou Google + o item que está visualizando.
Banner de departamento
Exibição de um banner no início da página de destaques do departamento para priorizar algum produto ou seção pertencente a esta categoria.
Banner de seção
Exibição de um banner no início da página de seção para destacar alguma promoção da seção ou destaque de produto desta seção.
Caixas de informação
De acordo com o layout da loja virtual, diversos campos estão disponíveis na administração para que o lojista possa incluir informações e banners. Tais espaços podem utilizar codificação html.
Caixas de informação por departamento ou perfil
Possibilita exibir em cada departamento banners pertinentes à página em que o usuário se encontra.
Acesso direto por URL
Permitir acesso a algum produto exclusivamente pela URL do mesmo, não sendo possível encontrá-lo na navegação da loja virtual.
Vitrine com mais vendidos
Exibição de vitrine com os produtos mais vendidos na loja virtual em determinado período ou exibição de itens mais comprados no site pelo usuário logado, facilitando sua próxima recompra.
Ofertas em departamentos
Possibilita ao lojista escolher que itens merecem destaque na página de um departamento podendo exibir de forma aleatória produtos das diversas seções que este departamento possui ou definir exatamente que itens devem ser exibidos.
Opinião de clientes
Com sistema de moderação, este módulo permite ao usuário deixar um comentário sobre um produto da loja virtual podendo ou não permitir a exibição de seu e-mail junto à sua opinião. O lojista tem controle do que deve ou não ser publicado através da liberação de opiniões.
Opinião de clientes com Trustvox
Coletar reviews de quem realmente comprou, gerando confiança para que os seus novos clientes fiquem à vontade para comprar em sua loja virtual e possibilitando ao cliente, além de expressar sua opinião, avaliar o produto e avaliar a loja. Trustvox também melhora o SEO de sua loja gerando conteúdo relevante aos seus produtos. Disponível também sistema de perguntas e respostas.
Avaliação de produtos
Clientes logados na loja virtual podem dar uma nota de 1 a 5 a um produto na página de detalhe. O sistema gera um somatório de todas as notas atribuídas ao produto e a exibe em forma de estrelinhas na página de detalhe. A avaliação também pode ser exibida, opcionalmente, também nas páginas de thumbs de produtos.
Pesquisas e enquetes
A loja virtual pode criar pesquisas e configurar em que momento estas devem ser enviadas aos seus clientes. O sistema, de acordo com as regras criadas, envia um e-mail automático ao cliente que comprou determinado produto solicitando-o a participar da pesquisa na loja virtual. A opção de enquetes permite criar perguntas com opções de respostas com o resultado público ou não. Ambos os módulos possuem relatórios para análise de perguntas e respostas.
Index provisória para captação de e-mails
Útil para quando a loja está em fase de desenvolvimento, exibir uma index informando um texto e um campo para cadastro de nome e e-mail aos visitantes do seu site. Desta forma você poderá realizar uma campanha para quando o seu site já estiver disponível ao público. Os dados são enviados a um e-mail fornecido pelo lojista.
Incentivo ao cadastro para newsletter
Oferecer bônus de desconto a quem se cadastrar para receber newsletter da loja virtual. O cliente informa um e-mail e a loja virtual, de forma automática, envia por e-mail um código de desconto com validade ao cliente.
Incentivo a compra
Para carrinhos abandonados na página de carrinho ou formulário do seguro, e o cliente estando logado, o sistema seguindo a regra de envio definida pelo lojista, informa ao cliente um código de bônus para que este realize uma compra na loja virtual.
Incentivo a recompra
Para pedidos efetivamente pagos, o lojista pode também configurar para enviar e-mail com o bônus de desconto para a próxima compra do cliente.
Incentivo ao cadastro completo
Para preenchimento do cadastro completo na loja virtual, o usuário irá receber o e-mail com o bônus de desconto configurado pelo lojista.
Percentual de desconto entre preço de e por
Possibilidade de se exibir a diferença em % entre o preço original do produto e o preço promocional de forma destacada, podendo exibir uma tag com o valor nas thumbs de produtos.
Aviso de carrinho abandonado
Tentar recuperar possíveis vendas que abandonaram o carrinho de compras. O sistema permite que seja enviado um template de alerta ao cliente sobre os produtos esquecidos no carrinho com link para acesso direto ao carrinho montado no momento do abandono.
Aviso de frete grátis no carrinho
Exibir ao cliente, na página do carrinho, a quantidade que falta em reais para que ele tenha o pedido com o frete grátis, ao atingir o valor estipulado pelo lojista para este benefício.
Aviso de boleto que irá expirar
Lembrar ao cliente sobre o boleto gerado para o seu pedido realizado na loja virtual. O sistema permite enviar de forma automática aviso por e-mail, ao cliente sobre o boleto que irá vencer no dia seguinte. Há a opção de inserir link para a impressão do boleto.
Aviso de escassez
Quanto mais se reduz o estoque ou a disponibilidade de um produto, mais desejável ele se torna. Configure a regra de exibição do aviso de escassez ao se atingir uma quantidade mínima do produto em estoque.
Módulo de promoções
O lojista tem um controle maior na criação de diversas promoções na loja virtual. Através deste módulo você pode criar promoções como, por exemplo: “Comprando acima de R$ 99,00, ganhe 5% de desconto em produtos da marca XPTO”, “Produtos A, B e C com descontos de 20% no carrinho e frete grátis para RJ”, “Receba 10% de desconto pagando à vista com VISA produtos do departamento Y”, “Comprando acima de R$ 250,00, ganhe R$ 20,00 de desconto. Válido para os primeiros 50 pedidos.”. As promoções possuem validade por data, hora e contador.
Imagem de capa
Permite exibir na vitrine da home imagem que não seja a imagem original do seu produto. Ao invés de exibir a foto original, o sistema exibe uma foto que o lojista cadastra na manutenção do produto e que representará este item na vitrine. Ao enviar a imagem de capa e marcar esta opção de exibição, o sistema irá exibir as informações do produto como nome, preço, parcelamentos, link (tudo normal de uma thumbs tradicional) porém, a foto a ser exibida será a de capa.